Menu
Página Inicial
História
Atendimento Doador
Doação de Sangue
Exames Realizados
Sangue
Nossa Empresa
Curiosidades
Mitos
Fique Sabendo
Convênios
Hospitais
Fale Conosco

História

    Fundado pelo Dr. Walter Ferreira em 1958, inicialmente com uma área física de 50 m2, atendia aos hospitais de Maringá e região, sob a direção do Dr. Walter Ferreira que sempre pôde contar com ajuda de sua esposa, D. Célia.
    

    Em 1974, mudou-se a Empresa para novas instalações, com área de 250 m2, tornando-se a primeira construção de área específica para Banco de Sangue no Paraná de acordo com as normas vigentes, contando com um novo médico, Dr. José Alves de Oliveira Maciel, e um quadro de 7 funcionários, gerenciados pelo Dr. Walter e sua filha Regina, formando uma equipe idealista na qualidade do serviço de hemoterapia. Posteriormente, tornou-se também o pioneiro no interior do Paraná na realização de testes para a detecção do vírus da Hepatite B e do anticorpo para HIV.

    

    A partir de 1978, substituindo o Dr. Maciel, integra essa equipe o médico Dr. Francisco Alexandre de Araújo.

    

    A partir de 1990, com o afastamento do Dr. Walter Ferreira, assume a direção do Banco de Sangue, seu filho Dr. Walter Luiz Mori Ferreira que ao lado de sua irmã Regina que, voltados sempre para o objetivo - trazer novos equipamentos e técnicas para melhoria de qualidade – seguem os passos do pai - fundador.

    

    Em 1996, o Banco de Sangue Dom Bosco para acompanhar o crescimento da cidade e as novas tecnologias em hemoterapia, nova ampliação das instalações e atualização no campo de hemoterapia se fizeram necessárias. Assim, amplia-se a área física do Banco de Sangue para 1700 m2 e instalam-se agências transfusionais nos hospitais com maior fluxo de transfusões a fim de agilizar o atendimento transfusional.

    

    A partir de então, teve início o programa de Garantia da Qualidade, que tem como diretriz o Regulamento Técnico para Hemoterapia da ANVISA/Ministério da Saúde para todas as etapas envolvidas no processo de transfusão: recrutamento do doador; produção de hemocomponentes; análise imunohematológica; análise sorológica; transfusão de hemocomponentes.

    

    O Sistema de Qualidade do Serviço de Hemoterapia Dom Bosco é baseado no Regulamento Técnico da ANVISA vigente e no Manual das Organizações Prestadoras do Serviço Hemoterápico da ONA – Organização Nacional de Acreditação.

    

    A partir de abril de 1997, compõem o Sistema da Qualidade um Programa de Informatização com utilização de código de barras, que permite a rastreabilidade de todas as etapas que envolvem uma transfusão sangüínea. Fazem ainda, parte do Sistema da Qualidade um conjunto de documentos como: Manual da Garantia da Qualidade, Manual de Operações Padronizadas, Procedimentos Operacionais Padronizados revisados anualmente e Registros da Qualidade.

    

    O Sistema da Qualidade prevê ainda: Programa de Manutenção Preventiva e Corretiva dos Equipamentos, Auditorias Internas, Planas de Treinamento e Educação Continuada, Ações Preventivas e Corretivas das não conformidades e Controles de Processos e Documentos.

    

    Alguns eventos marcaram a continuidade do Programa da Garantia da Qualidade, como: instalação da Comissão de Administração do Risco no Banco de Sangue Dom Bosco em junho de 1999, implantação do Programa D'OLHO na Qualidade em abril de 2000, realização de Cursos de Ensino a Distância pela TELELAB do Ministério da Saúde e Cursos da Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 1999 e março de 2002 respectivamente, implantação da CIPA em Agosto de 2002.

    

    Hoje, o Banco de Sangue Dom Bosco, com uma estrutura incomparável, conta, além dos médicos - Dr. Walter Luiz, Dr. Alexandre, Dra. Renata com os serviços de bioquímicos, biólogos, enfermeiros, totalizando um quadro de 40 funcionários especializados.

Link's Úteis
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Ministério da Saúde
American Association of Blood Banks
Organização Mundial de Saúde
Associação Médica Brasileira
Programa Nacional de DST e AIDS
Serviço de Hemoterapia Dom Bosco Ltda - Av. Cidade de Leiria, 374 - 87013-280 - Maringá - PR - Fone/Fax: (44) 3262-8100
Melhor visualizado em 1024x768 - Internet Explorer 5.0 ou superior